É Possível Perder a Timidez?

 

Você é uma pessoa tímida? Se é, você está longe de estar sozinha.

Muitas pessoas no mundo sofrem de timidez leve a extrema e estão lutando para superá-la.

 

Para perder a timidez, você precisará entender as circunstâncias e as situações que desencadeiam a sua timidez. Trabalhar para mudar o seu estado mental e perspectiva com relação a essas circunstâncias que deixam você assim.

 

Praticar como encarar situações confortáveis e desconfortáveis, até que tenha superado as preocupações que travam você.

 

Lembre-se que Perder a timidez não acontece magicamente da noite para o dia. Requer tempo, esforço e, é claro, o desejo de mudar.

 

como perder a timidez

 

Compreender a sua timidez

Pense na origem de sua timidez. Não necessariamente equivale a ser introvertido ou não gostar de si mesmo.

Significa simplesmente que, por alguma razão, você fica tímido quando o foco de atenção está sobre você.

 

Qual é a razão de você ser assim?

Geralmente é o sintoma de um problema maior.

Veja algumas possibilidades:

Você tem uma imagem fraca de si mesmo. Isso acontece quando examinamos a nós mesmos e essa voz em nossas cabeças é negativa.

É difícil deixar de ouvi-la, mas ao final do dia, é a sua voz, e você pode dizer o que tem que dizer.

Você tem problemas para acreditar nos elogios que lhe fazem. Mesmo você acreditando ou não que se sente bem, alguém o fez, e é por isso que te fizeram um elogio.

Você não chamaria os outros de mentirosos, não é verdade?

Levante o queixo, diga "obrigado" e aceite-o. Não tente dizer à pessoa que você não é merecedor ou que a pessoa está errada.

perder a timidez

Você está preocupado demais. Isso acontece quando nos concentramos muito em nós mesmos.

Porque passamos todo o dia monitorando nossas ações e certificando de que não estamos certos, pensamos que todos os outros também fazem.

 

Os outros o rotulam de tímido. Às vezes, quando somos pequenos, somos tímidos. Infelizmente, a gente se apega a isso e nos tratamos como tais, mesmo quando nossas personalidades crescem fora disso.

 

É possível que outros o tenham colocado nesta categoria e que você esteja tentando aceitar. As boas notícias? Você só tem que aceitar a si mesmo.

 

Qualquer que seja o seu motivo, é possível superá-lo. São todas formas de pensar e pensar é a única coisa sobre a qual você tem controle.

 

 

Aceite a tua timidez

Um dos primeiros passos para perder a timidez é tentar aceitar a sua timidez e se sentir confortável com ela.

Quanto mais você resistir, inconscientemente ou conscientemente, mais tempo vai ficar tímido. Se você é tímido, aceite e aceite completamente.

 

Uma maneira de fazer isso é, dizendo a si mesmo repetidamente:'Sim, sou tímido, e eu aceito'.

como perder a vergonha

Saiba quais são as situações que deixam você assim. Você se torna tímido frente a pessoas desconhecidas?

Ao aprender uma nova habilidade?

Será que ao se aventurar em uma nova situação?

Quando você está rodeado de pessoas que você conhece e admira?

Quando você não conhece ninguém em parte alguma? Tente identificar os pensamentos que passam por sua cabeça antes que ele que cause a timidez.

 

Não são todas as situações que te fazem tímido. Está bem, estando com a sua família, certo?

Qual é a diferença entre os estranhos que te rodeiam?

Não é apenas porque os conhece melhor. Não é você, é apenas a situação em que se encontra. Isso prova que não é algo global, 100% do tempo.

 

Faça uma lista de situações que fazem você se sentir uma pessoa tímida e ansiosa. Ordene as as coisas que te causam menos ansiedade como as primeiras, e as que causam mais ansiedade por último.

 

Quando você coloca as coisas em termos concretos, se sente como uma tarefa que você pode enfrentar e resolver com sucesso.

como perder a timidez

Seja o mais específico possível. "Falar na frente das pessoas" pode ser um desencadeador, mas você pode ser mais específico.

Ou falando diante dos que têm mais autoridade do que você?

Ou falando com aqueles que são mais atraentes?

Quanto mais específico for, mais fácil será identificar a situação e trabalhar nela, para perder a timidez de uma vez por todas.

 

Uma vez que você tem uma lista de 10-15 situações estressantes, comece a trabalhar com elas, uma por uma (depois de ler o artigo, é claro).

As primeiras situações "mais fáceis" o ajudarão a desenvolver sua confiança para que possa continuar avançando para situações mais difíceis de sua lista.

 

Não se preocupe se às vezes, tem que retroceder na lista; faça a seu próprio ritmo, mas faça um esforço para pressionar a si mesmo.