Como Perder a Timidez de Falar em Público

como perder a timidez de falar em público

Timidez e Medo de falar em público paralisa as carreiras profissionais

 

Você pode resolver o problema da ansiedade e como perder a timidez de falar em público.

O “medo” de falar em público é a mais comum de todas as fobias. É uma forma de ansiedade em que uma pessoa se preocupa muito que outras pessoas a vejam visivelmente ansiosa, talvez até mesmo tenha um ataque de pânico enquanto fala.

 

Com o tempo, as pessoas tentam se proteger evitando falar em público ou lutando contra a ansiedade pelo discurso.

Desta forma, as pessoas são enganadas e essa “evitação” faz com que o medo de falar em público seja mais crônico e perturbador.

timidez

 

No trabalho, deixam passar as oportunidades de crescimento e as tarefas que exigem falar.

Essa timidez pode até mesmo levar as pessoas a escolherem uma carreira que não precise falar em público, em vez de uma que desejam realmente.

Este é o caso de pessoas que são extremamente tímidas desde uma idade muito precoce.

 

Outros não vão tão longe, mas farão todo o possível para evitar fazer apresentações, ou mesmo ter que falar em uma reunião.

Podem chegar atrasados propositalmente com a esperança de perder as apresentações habituais.

 

Muitos outros aceitam e aparecem para dar um discurso que seja importante para sua carreira.

Mas tentam superar essas situações, sem sentir medo. Concentram-se no que sentem, mais do que a mensagem que vieram a transmitir.

 

Este é frequentemente o caso das pessoas cujo esse “medo” desenvolveu-se mais tarde na vida e mesmo assim não sabem como perder a timidez de falar em público.

Quanto mais sucesso têm em sua carreira, mais solicitações para que compartilhem seus conhecimentos com os grupos, e mais ansiosos ficam.

 

A Evitação

 

O medo de falar em público baseia-se no mesmo truque do pânico do que os outros medos e fobias. As pessoas, naturalmente, querem livrar-se da ansiedade de falar em público antes de continuar falando.

Mas isso na realidade só faz com que a timidez de falar em público seja mais forte e mais persistente com o tempo.

 

Se apressar para terminar logo

 

Apressar-se em uma conversa requer que você fale rápido. Falar rápido interfere com sua como perder a timidez de falar em públicorespiração.

 

Em vez de respirar confortavelmente, você respira de uma forma curta e superficial, ou até mesmo pode segurar a respiração.

Isso dá a sensação de ficar sem ar e ser incapaz de respirar, um medo comum nesta situação.

 

Aumentando muito o medo e dificultando cada vez mais uma forma de solucionar esse problema de como perder a timidez de falar em público.

 

Toda essa pressa reduz a possibilidade de que seu público possa desfrutar de seu discurso. Quanto menor for a conexão com seu público, mais hostis parecerão e maior será a sua timidez e ansiedade.

 

Ignorar o público

Os palestrantes tímidos, muitas vezes, tentam ignorar o público, esperando que isso diminua sua ansiedade.

Por exemplo, muitos palestrantes que tem essa timidez, evitam o contato visual com o público. Isso impede que se dê conta da reação do público.

 

Quando você não tem esse contato, acaba te concentrando em seus próprios pensamentos.

E se você é uma pessoa muito tímida, seus pensamentos estão praticamente garantidos para ser muito mais negativos. O resultado? Aumenta a timidez e o medo de falar em público.

como perder a timidez de falar em público

Lutando para esconder seu medo

Finalmente os esforços para esconder seu medo criam um medo adicional de ser “descoberto” como uma pessoa nervosa. Isso só aumenta a ansiedade.

 

Tem outro efeito secundário negativo. Depois de ter feito um discurso, mesmo que tenha ido bem, é possível que não se sinta orgulhoso de seu sucesso, devido a este pensamento: “Se soubessem o medo e a timidez que eu estou”.

 

Mas então como perder a timidez de falar em público?

Para ter sucesso e superar o medo e a timidez de falar em público devemos aos poucos ir enfrentando.

A medida que fazemos isso, essa timidez e ansiedade vão diminuindo.

Quanto mais nos expomos a essas situações, por mais difícil que seja inicialmente, mais conseguimos “quebrar” essa timidez. E quanto mais evitamos, mais ansiosos e tímidos vamos ficando.

 

Existem algumas técnicas e exercícios de como perder a timidez de falar em público.

Se você realmente deseja acabar com a timidez e levar uma vida melhor e mais sociável veja aqui esse excelente material preparado pelo Caio Souza, um ex-tímido.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorComo Perder a Timidez Rapidamente

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here